quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Segurança Pública será discutida na 3ª Mesa Redonda Especial

Discutir a Segurança Pública em Santa Catarina e em Garopaba é o intuito do Jornal da Praia Garopaba e Rádio Frequência News. A 3ª Mesa Redonda Especial será realizada na quinta-feira, 25, as 15h, mediada pelos comunicadores Arenilton Carvalho e André Luiz de Oliveira e a acadêmica de Jornalismo Heloiza Abreu.

Os leitores e ouvintes são convidados a participar do programa. A interação será viabilizada através do telefone 32543055, MSN’s e redes sociais dos mediadores.

Não percam! Contribua para a Segurança Pública na nossa região. Acompanhem a 3ª Mesa Redonda Especial de Segurança Pública na Rádio Frequência News, AM 1380.

Equipe Jornal da Praia Garopaba e Rádio Frequência News.

FALA GAROPABA: Como você avalia a Segurança Pública em Santa Catarina e em Garopaba?

Balbino Furtado Filho, 43 anos, motorista

Era para os policiais militares e civis estarem mais unidos e protegerem efetivamente a população, mas eles estão brigados. Eles precisam nos proteger e não disputar entre si.

 
 
 
 
 
 
Jeferson Luiz Ernest, 47 anos, empresário

Em Santa Catarina eu acho que, com o passar dos anos, a segurança pública vem ficando deficitária, até porque, aumenta a população e, consequentemente, a criminalidade. E o efetivo de policiamento praticamente não aumentou. Mais especificamente em Garopaba, que é aonde temos o maior contato, acho que as pessoas que estão no comando da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia estão tentando, na medida do possível, fazer um trabalho adequado para Garopaba, mas também sofrem muito com o efetivo. Sem material humano que é o principal para esta atividade, fica realmente muito difícil realizar um trabalho que fique a contento. Por isso a população fica sujeita a assalto, roubo, furto.

 
Cezar Duarte, 53 anos, cabeleireiro

No estado de Santa Catarina deixa a desejar bastante. Em Garopaba, acredito que dentro do tamanho da cidade estamos bem seguros, comparando com os grandes centros. Para a temporada espero mais policiais para controlar o trânsito, pois neste período fica meio bagunçado. Eu noto que o pessoal anda na contramão; só porque é praia acham que vale tudo.

 
 
Adriana Hermínia Luz, 46 anos, dona de casa

Sabemos que o problema é geral é Brasil, mas precisamos pensar numa maneira de emergência sanar estes fatos que vem acontecendo em nosso Município, acho que precisamos de mais policiamento não só no verão. Garopaba está de portas abertas, mas para os ladrões.





Jornal da Praia Garopaba - Edição 176.
Heloiza Abreu

Mais de mil quilos de alimentos são doados ao abrigo de idosos de Imbituba


Para aqueles que não tinham nenhuma expectativa no dia dos pais, uma luz parece clarear a escuridão da falta de uma família. O abrigo de idosos de Imbituba recebeu uma doação de 1 100 kg alimentos e muito carinho no sábado, dia 13. O coração repleto de boas intenções do nosso conterrâneo Branco colaborou para a arrecadação de subsídios para a aquisição destes alimentos. Também foi possível contar com o apoio do Supermercado Althoff de Garopaba e Imbituba para realizar este sonho.

Jornal da Praia Garopaba - Edição 176
Heloiza Abreu

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Policiais procuram pelos 11 detentos que continuam foragidos da UPA de Imbituba

Pelo menos treze detentos fugiram da Unidade Prisional Avançada, a UPA, de Imbituba na tarde deste domingo, 21 de agosto.

A fuga ocorreu por volta das 16 horas, quando 53 detentos mantidos em regime fechado na galeria interna masculina estavam tomando banho de sol. Durante este período, os agentes penitenciários permanecem vigiando os presos em uma espécie de guarita. No instante da fuga, três realizavam este trabalho, auxiliados por dois Policiais Militares, o que, para o Diretor da UPA, Fabrício Faustina da Rosa, os fez “se aproveitarem deste momento, serraram a grade da parte superior e por um pequeno espaço acabaram fugindo”.
  
Entre os envolvidos, dois são de Garopaba. Adriano da Silva Rosa, vulgo Heman, acusado de atear fogo a residências, e Fernando Zamperetti, preso por envolvimento com tráfico de drogas. Fernando também é investigado por suposto envolvimento no caso Victor Lima.

Pouco tempo após a fuga, dois foram recapturados, sendo um pelos próprios agentes penitenciários e outro pela Polícia Militar, ambos nas proximidades do presídio.
  
Os fugitivos são considerados, por Fabrício, de alta periculosidade. “Um havia participado de um seqüestro em Capivari de Baixo, no sábado pela manhã, e resultou numa perseguição policial que só foi concluída com a prisão dele, em Imbituba, no sábado à tarde. Além dele, outros dois são envolvidos a assaltos a mão armada na região”.
  
Está sendo implantado um reforço entre os policiais na região para a recaptura dos 11 fugitivos. Para isto, eles contam com a colaboração das comunidades. Ao denunciar, é garantido sigilo absoluto da fonte. O contato pode ser feito através do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), (48) 3255-1371 (UPA).

Heloiza Abreu - Jornal da Praia Garopaba

domingo, 21 de agosto de 2011

13 detentos fugiram da UPA de Imbituba neste domingo

Pelo menos treze detentos fugiram da Unidade Prisional Avançada, a UPA, de Imbituba na tarde deste domingo, 21 de agosto.

Segundo informações da Polícia Militar de Imbituba, dois presos envolvidos na fuga foram recapturados nas proximidades da UPA na mesma tarde.

Os demais fugitivos ainda não foram identificados, nem se entre eles está algum de Garopaba.
   
Heloiza Abreu - Jornal da Praia Garopaba

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Solidariedade mobiliza garopabenses

A solidariedade outra vez mostrou a união dos garopabenses. Nesta semana a mobilização dos amigos do gaúcho Matroa Figueiredo Junior, o Alemão, proprietário da antiga pastelaria na Avenida João Orestes de Araújo, ganhou espaço nos grupos de amigos, bancos de praça, imprensa, entre outros.
   
Quando saiu de Garopaba, Alemão descobriu estar com um tumor no Cérebro. Após passar por uma cirurgia, a doença se agravou para Câncer do Cérebro, ou seja, uma bomba relógio. Ajudado pela família e amigos, está passando por tratamentos quimioterápicos.
   
Durante o tratamento, ficou com seqüelas que se transformam a todo o tempo, deixando-o em total desestabilidade. Hoje Alemão tem dificuldades para falar, comer e caminhar, por exemplo.
   
A passagem de Alemão por Garopaba o rendeu bons amigos. Lembrando desta condição, estes companheiros de estrada estão promovendo alguns eventos e, inclusive, uma ação entre amigos, para arrecadar subsídios e colaborar nas despesas. Para isso, contam com a ajuda de todos os garopabenses, não apenas financeira, mas, principalmente, com muitas orações.
   
O sorteio da Ação Entre Amigos será realizado pela Loteria Federal no dia 03 de setembro, de um óculos doado da marca Mormaii, modelo Itauna.

No sábado (20), estão promovendo um jantar no Bar Barum, na Avenida dos Pescadores, em frente à Praia do Centro. O prato será a tradicional “Vaca Atolada”, acompanhado de arroz, salada e farofa. O valor do convite é R$15,00/pessoa.

Pontos de Venda dos Convites e Rifas: HS calçados, Loja Paradise, Corujão, Imobiliária Garopaba, e no Gargulas Tatoo.


Mais informações:

91170460 Paulo
96055332 Eliane
84832120 Daniel
Ou pelos e-mails: danteixeiragrb@hotmail.com ou paulo.tche@hotmail.com

Jornal da Praia Garopaba - Edição 176.
Heloiza Abreu.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Manohead ganha concurso italiano de caricatura

O caricaturista garopabense Fabrício Rodrigues Garcia ganhou o concurso italiano Trasimeno Blues Cartoon Fest 2011. As duas premiações prestigiaram Manohead com a liderança dos votos populares e o italiano Luca Fabbri, na avaliação do júri. A participação neste concurso foi divulgada no JPGAROPABA na edição 172.

Raramente o desenhista participa de concursos internacionais, mas desta vez o incentivo da namorada soou mais alto e Fabrício disputou com 119 artistas de 38 países, concordando a temática com a caricatura de Jimmy Hendrix. Dos 30 finalistas, o garopabense ficou entre os três brasileiros, sendo os outros dois paulistas.

A premiação de 300 euros é simbólica, mas estimulante para o artista. “Ganhar um concurso internacional é gratificante e serve como uma vitrine dentro do mundo do humor”, salienta.

Depois do desfecho satisfatório, a maneira mais fácil de Fabrício demonstrar a felicidade é agradecer aos seus conterrâneos pelo apoio, depositando votos de confiança na caricatura do concurso.



- “Foi uma grata surpresa a aceitação dos colegas em se unir e ajudar a atingir esta conquista que não é pessoal, é uma conquista coletiva, na qual todos aqueles que votaram tiveram sua parcela de merecimento. Uma pintura de Garopaba levada para fora do estado, do país, é propaganda cultural”, finaliza.




Jornal da Praia Garopaba - Edição 175.
Heloiza Abreu

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Serviço Registral de Garopaba abre processo seletivo de ingresso de estagiários

JOAQUIM ROQUE PACHECO, Oficial Registrador titular do Ofício de Registro de Imóveis, Registros Civis das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, Registros Civis das Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos da Comarca de Garopaba/SC, faz saber, a quem interessar possa, que se acham abertas, as inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO DE ESTAGIÁRIOS, conforme segue.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O programa de estágio tem por objetivo integrar o estudante à rotina da instituição, familiarizando-o com o trabalho desenvolvido por referidos órgãos, para despertar-lhe a vocação e incentivá-lo ao ingresso na carreira notarial e registral.

1.2 O processo seletivo reger-se-á pelas disposições contidas no presente edital e
pelas normas estabelecidas na Lei Federal n. 11.788/08 (Lei dos Estagiários).

1.3 O certame será realizado em única etapa, sendo composto de teste de conhecimento e entrevista pessoal.

1.4 O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, terá acompanhamento efetivo pelo supervisor da parte concedente.

2. DAS VAGAS

2.1 O presente processo seletivo visa o preenchimento de vaga do programa de estágio na Serventia Extrajudicial composta pelos Ofícios de Registro de Imóveis, Registros Civis das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, Registros Civis das Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos da Comarca de Garopaba/SC, conforme relacionado abaixo, assim como das que vierem a surgir durante o prazo de validade do certame:

NÚMERO DE VAGAS – 02 VAGAS

LOCAL DO ESTÁGIO: SERVIÇO REGISTRAL (Ofício de Registro de Imóveis, Registros Civis das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, Registros Civis das Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos da Comarca de Garopaba/SC).

2.2 O exercício da função de Estagiário é privativo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional e de ensino médio.

2.3 As atribuições básicas da atividade notarial e registral está prevista na Lei 6.015/73 (Lei dos Registros Públicos) e na Lei 8.935/94 (Estatuto dos Notários e Registradores).

2.4 A carga-horária de trabalho é de 30 (trinta) horas semanais, sendo 6 horas diárias de segunda a sexta-feira (das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas).

2.5 O valor mensal da bolsa de estágio é de R$ 300,00 (trezentos reais), acrescido de auxílio-transporte (quando este for necessário) no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).

2.6 De acordo com a Lei Federal 11.788/08, o estagiário não possuirá nenhum vínculo de emprego com o titular da serventia, não tendo direito à salário, 13º salário, recolhimento de FGTS, contribuição previdenciária, tendo direito apenas à bolsa retro estipulada, auxílio transporte, férias anuais de 30 dias e seguro contra acidentes pessoais.

2.7 O período de vigência do estágio será de 01/09/2011 à 30/08/2013, podendo ser rescindido unilateralmente por qualquer das partes, a qualquer momento, sem ônus, multas ou aviso-prévio, mediante da formalização do respectivo Termo de Rescisão.

2.8 O prazo máximo para o exercício da função de estagiário é de até 2 (dois) anos.

3. DAS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS

3.1 Para fins de ingresso, o candidato deverá atender, no mínimo, à seguinte exigência:

a) freqüentar o ensino regular em instituições públicas ou particulares de ensino médio.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições ao processo seletivo estarão abertas pelo prazo de 15 (quinze) dias, no período de 15 de agosto a 30 de agosto 2011, e serão realizadas no Serviço Registral (Ofício de Registro de Imóveis, Registros Civis das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, Registros Civis das Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos do Município e Comarca de Garopaba/SC), localizado na Rua Marques Guimarães, n. 179, esquina com a Rua Nereu Ramos, Centro, Garopaba/SC, das 09 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

4.2 A inscrição será formalizada em requerimento-padrão fornecido na sede da serventia, devendo o interessado comprovar matrícula e freqüência regular do candidato em curso de educação superior, ou de educação profissional, ou de ensino médio, atestados pela instituição de ensino.

4.3 Encerrado o prazo para as inscrições, a relação dos candidatos admitidos ao certame será publicada no Mural da Serventia e no site www.servicoregistral.com.br, com indicação do dia, hora e local de aplicação do teste de conhecimento e entrevista pessoal.

4.4 A inscrição implicará conhecimento das normas regentes do presente certame e aceitação das regras e condições de sua realização.

4.5 Não havendo inscrições, será aberto novo edital com novas condições de processo seletivo de estagiários.

5. DO TESTE DE CONHECIMENTO E DA ENTREVISTA PESSOAL

5.1 O teste de conhecimento e a entrevista pessoal, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de prova escrita discursiva e prova oral, nas quais serão avaliados os conhecimentos gerais, bem como o uso da língua portuguesa.

5.2 A prova escrita discursiva será composta de 20 questões e terá duração de 1 (uma) hora.

5.3 A entrevista será realizada pelo Sr. Matheus Pacheco da Silva, Oficial Substituto, logo após a prova escrita, com o tempo máximo de 30 minutos.

5.4 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, na graduação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, nota igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita e parecer favorável na entrevista pessoal.

6. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

6.1 A classificação final será publicada no Mural da Serventia e no site www.servicoregistral.com.br.

6.2 Ocorrendo igualdade de notas, o desempate dar-se-á em favor do candidato mais idoso.

7. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

7.1 O preenchimento das vagas será efetuado de acordo com a ordem de classificação final do processo seletivo.

7.2 Preenchidas as vagas, os candidatos remanescentes comporão lista de espera, que perdurará pelo prazo de validade do processo seletivo.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A posse e o exercício da função de Estagiário dar-se-ão logo que ocorrer a convocação pelo Oficial Registrador e a assinatura do termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, nos termos da Lei Federal n. 11.788/08.

8.2 O presente processo seletivo terá validade pelo prazo de 1 (um) ano, contado da publicação do ato de homologação.

8.3 Os casos omissos serão resolvidos pelo Sr. Matheus Pacheco da Silva, Oficial Substituto.
 
 
Garopaba, 01 de agosto de 2011.

JOAQUIM ROQUE PACHECO

FALA GAROPABA: Você é a favor ou contra o aumento de vereadores na Câmara?

Foi aprovado, em 2008, uma lei que atribui aos vereadores decidir, em cada município, pelo aumento ou permanência da quantidade dos membros. Em Garopaba este número pode variar entre 9 e 11.
   
Pensando em esclarecer as inúmeras interrogações da nova lei que uma parceria entre o Jornal da Praia e a Rádio Frequência News realizou na quarta-feira, 27 de julho, as 15 horas, a 2ª Mesa Redonda Especial, com a temática Número de Vereadores em Garopaba.
   
O programa mediado por André Luiz de Oliveira, Arenilton Carvalho e Heloiza Abreu contou com a participação dos vereadores Julião Lopes, Mauro Santos do Nascimento (Marinho), Jucélio Clementino e o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio de Araújo, além da participação do Professor Rui Barcellos.
   
Dinamizando e dando brilho, vez e voz ao público foi possível oportunizar a expressão de várias pessoas das comunidades, perguntando e opinando sobre o caso, tanto através do telefone, quanto pelos perfis de relacionamento dos mediadores e MSN’s.
   
E nesta edição, com o retorno da enquete FALA GAROPABA, a equipe do JP buscou a opinião da comunidade sobre este assunto! Confira o que algumas pessoas disseram:

Jean Ricardo Antunes
20 anos -  Secretário da Juventude - Igreja Católica
“Eu concordaria com o aumento até mesmo para 40 vereadores, desde que fossem voluntários ou que recebessem uma ajuda de custo, um salário mínimo talvez. Uma vantagem seria a representatividade de comunidades e partidos; outra seria o interesse de pessoas do bem de entrar na política. Só ia assumir o compromisso quem gosta, se preocupa e quer trabalhar  pela cidade, e não só uns que pensam no salário e regalias”.
Joelson de Abreu
28 anos – Analista, DBA e desenvolvedor de sistemas

"Bom, minha opinião reflete os seguintes questionamentos: Existe a necessidade de mais vereadores? No que eles irão contribuir? Só por que existe uma lei não significa que tenha a necessidade se usá-la, caso contrário só trarão mais gastos para a cidade".

Gustavo Ary S. da Silva   
23 anos – Auxiliar de Informática

"Sou contra o aumento do nº de vereadores, pois Garopaba é um municipio muito pequeno, e temos muito mais necessidades em outras coisas, por exemplo, saúde, educação e infra estrutura".

Celso de Moraes Canto
56 anos, bancário aposentado

"Eu sou contra, justamente porque, embora a cidade de Garopaba já tenha um número populacional que poderia, pela legislação, ter mais vereadores, penso que estes vereadores que estão hoje se trabalharem, se dedicarem um pouco mais na sua função podem perfeitamente atender as necessidades da população. Se é para colocar mais vereadores, então aumente o número de médicos, remunere melhor os professores municipais. O município tem outras necessidades ao invés de aumentar o número de vereadores".

Nicolau de Oliveira Flor
24 anos – Administrador

"Eu concordo, quanto mais melhor, a decisão se torna descentralizada e mais precisa, mas os custos mensais da câmara de vereadores ninguém falou nada, então devem permanecer os mesmos. Duvido é os vereadores atuais baixarem seus salários para compensar a chegada dos novos, aí vamos ver quem se preocupa só com o honorário, ou com o desenvolvimento compartilhado da cidade".

Teresângela Woitysiak
44 anos, lojista

"Eu era contra, mas analisando bem eu mudei a minha opinião. Hoje eu sou a favor. Eu penso que quanto mais cabeças pensando em prol da comunidade melhor e com isso vai oportunizar que outras pessoas possam entrar também. Mas isto, desde que o valor que é repassado para a Câmara não seja alterado. Uma família que ganha um salário mínimo e mantêm seis pessoas e com este mesmo salário mínimo ter que manter dez pessoas ela terá que se articular dentro do valor".
Jornal da Praia Garopaba - Edição 175.
Heloiza Abreu

Leal Instaladora oportuniza curso profissionalizante em parceria com a empresa Tigre

A unidade móvel da empresa Tigre estará em Garopaba no mês de agosto para oferecer cursos gratuitos de profissionalização para instalação hidráulica nos sistemas de água quente, água fria, esgoto e drenagem.
   
A equipe traça destinos para atender durante o mês várias regiões do estado. A ideia é estimular quem está ingressando no mercado de trabalho e já está, porém carece de alguma especialização.

Em Garopaba, o curso será promovido através da Leal Instaladora. A intenção é capacitar os profissionais, pessoas desempregadas e jovens que estão a procura do primeiro emprego, segundo o gerente da empresa. “O profissional toma conhecimento da forma correta de cada instalação e pode oferecer garantia e satisfação de um bom serviço  para seu cliente, afinal ele estando satisfeito nosso serviço esta completo”, salienta.
   
O curso acontecerá entre os dias 15 e 19 de agosto, podendo gerar uma turma de até 35 alunos.  Tendo duas turmas uma no período vespertino e outra no noturno, ao final do curso o aluno que comparecer a todos os dias recebera certificado podendo incluir a seu currículo.
   
As inscrições são gratuitas e para realizá-la basta procurar uma das lojas da Leal Instaladora , no Centro, na Avenida João Orestes de Araújo, nº800 , ou Campo D’una, Rodovia SC 434, próximo a EEB. Maria Corrêa Saad. Os requisitos básicos para o candidato é portar Identidade, CPF e número de telefone.
 
Jornal da Praia Garopaba - Edição 175.
Heloiza Abreu.