quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aumento de vereadores na Câmara - Você é a favor?

Foi aprovado, em 2008, uma lei que atribui aos vereadores decidir, em cada município, pelo aumento ou permanência da quantidade dos membros. Em Garopaba este número pode variar entre 9 e 11.
   
Quais as consequências que esta mudança pode trazer ao município? Serão positivas ou negativas? Haverá aumento nas despesas da Câmara? Quem irá integrar o legislativo? O que mudará no Plenário? O que altera na corrida eleitoral para os candidatos? Essas e muitas outras perguntas rodeiam as cabeças dos munícipes.
   
Pensando em esclarecer as inúmeras interrogações da nova lei que deverá ser votada na primeira semana de agosto na Câmara de Vereadores de Garopaba, que uma parceria entre o Jornal da Praia e a Rádio Frequência News realizará HOJE, 27 de julho, as 15 horas, a 2ª Mesa Redonda Especial, com a temática Número de Vereadores em Garopaba.
   
O programa será mediado por André Luiz de Oliveira, Arenilton Carvalho e Heloiza Abreu e já tem presença confirmada dos vereadores Jucélio, Julião Lopes, Mauro Santos, o Presidente da Câmara Paulo Sérgio, Professor Rui Barcellos e Jean Ricardo Antunes.
   
Não perca! Você, ouvinte, poderá interagir no programa através do telefone, que permanecerá aberto, 3254 3055, além de MSN’s e Facebook’s dos mediadores. Sintonize o seu rádio na Frequência News, 1 380 AM e colabore nesta discussão.

Heloiza Abreu da Silva - Jornal da Praia Garopaba

segunda-feira, 25 de julho de 2011

POSTO DE SAÚDE 24 HORAS: Este assunto é do interesse de toda população de Garopaba

Esta circulando um abaixo-assinado para que possamos obter junto as autoridades tanto municipais, estaduais e federais o apoio e a implementação para o início imediato do atendimento médico e pediátrico emergencial de 24 hs na nossa cidade durante os 365 dias do ano.

A promessa de instalação de um Posto de Atendimento 24 horas foi feito pelos dois últimos candidatos eleitos para Prefeito de Garopaba.

Devemos lembrar que Independente de liberação de recursos para a construção de um hospital ou de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Garopaba já possui uma estrutura de base para atendimento emergencial, mas não possui um pediatra para casos de emergência (somente com consulta marcada com antecedência) e, para piorar a situação nosso Posto de Saúde fecha as portas à meia-noite só reabrindo na manhã seguinte deixando a população completamente desprovida de um local para nos dirigirmos em caso de emergência durante a madrugada. O hospital mais próximo fica a 40 minutos de distância na cidade de Imbituba o que descaracteriza qualquer classificação de serviço de atendimento de emergência quando somado à espera pela chegada da equipe de socorro que algumas vezes não aparece na emergência onde a vida está ameaçada todos os minutos contam e não adianta ter dinheiro ou plano de saúde 5 estrelas. Somente quem já passou por esta situação consegue entender. Não espere que aconteça com você ou com alguém que você ama, portanto exerça sua cidadania e nos ajude nesta campanha para salvar vidas na nossa comunidade assinando e passando para todos os seus contatos de email este abaixo-assinado.

Através dele estamos solicitando que nosso Posto de Saúde localizado próximo a Prefeitura de nossa cidade seja mantido aberto durante as 24 hs do dia durante todos os dias do ano oferecendo atendimento emergencial com profissionais capacitados para atender também emergências pediátricas.

Para assinar o documento basta acessar no link:
Assine aqui!

Professor Rui Barcellos - Colunista Jornal da Praia Garopaba

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grupo de Jovens Católicos JAF organiza missa para o próximo final de semana


O Grupo de Jovens do Centro, Juventude Amor e Fé, JAF, está organizando uma missa repleta de novidades e boas energias, destinada a todos os públicos e, em especial, a juventude garopabense.

A celebração acontecerá no sábado 23 de julho, as 19:30h, na Igreja Matriz, Centro da cidade.

Venham participar desta animadíssima celebração e integrar o novo grupo de jovens católicos!



JAF - Juventude Amor e Fé.
Paróquia São Joaquim de Garopaba.

Inicia temporada de observação das Baleias Franca e Garopaba é um dos principais pontos turísticos

A temporada de observação das Baleias Franca no litoral catarinense começou e o embelezamento do mar já conquistou os olhares da população. A baixa na safra da Tainha em Garopaba foi recompensada com os belos mamíferos na região.
   
Um período longo que promete o recebimento de mais de 100 baleias neste ano, conforme catalogado pelo Projeto Baleia Franca/PBF há três temporadas. A projeção é proveniente do ciclo trianual de retorno da espécie às áreas de reprodução, segundo a Diretora de Pesquisas da instituição Karina Groch. “A maior parte das fêmeas que visitaram nosso litoral em 2008 para procriar podem retornar neste ano para o nascimento de um novo filhote. Este ciclo obedece o período de 1 ano de gestação, 1 ano de amamentação e 1 ano de recuperação física das fêmeas para gerarem um novo filhote”, explica.
   
Para identificar os mamíferos, os pesquisadores apropriam-se da técnica foto identificação, uma espécie de digital dos indivíduos.
   
Tentando aproximar as pessoas dos animais, a Base Cangulo já está operando, realizando passeios com duração de duas horas. As saídas ocorrem pela manhã, aproveitando o mar tranquilo e possibilitando melhor apreciação da paisagem.
   
Há uma preparação prévia do grupo, por isso, quem tiver interesse de vivenciar momentos emocionantes pertinho das Baleias Franca deverá contatar a equipe com, no máximo, dois dias de antecedência.

O preço do passeio é de R$ 80,00 por passageiro e crianças até 10 anos pagam a metade deste valor. (O pagamento poderá ser efetuado na hora com cheque ou efetivo).

DICAS DE CUIDADO: Óculos de sol; protetor solar, bonés também são bem vindos, e as sandálias são mais práticas para o embarque que é realizado  através de um inflável semi-rígido a partir da praia; quem estiver de tênis pode tirá-lo e recolocá-lo no barco pois sempre há possibilidade de molhar no embarque e desembarque.

Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba - Edição 174.
Foto: Base Cangulo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Rádio Frequência News e JPGaropaba promoverão mesa redonda sobre a greve do magistério

Uma mesa redonda organizada pela equipe do Jornal da Praia Garopaba e Rádio Frequência News será promovida na quinta-feira, 14 de julho, as 8:30h, no programa Primeira Página do comunicador André Luiz de Oliveira.

O objetivo da promoção será esclarecer para a comunidade o que os professores reivindicam, as propostas do governo, a posição dos diretores das escolas estaduais do município, a opinião das associações de pais, entre outras situações. 

Para que estes esclarecimentos sejam sanados, participarão do programa o Secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Cristiano Lopes, os diretores das escolas estaduais de Garopaba, Milton Cunha e Valter Martins, o representante da APP do colégio do Centro, Jeferson Ernest, e alguns professores do comando de greve.

Não perca! Sintonize na frequência 1 380 KhZ AM e acompanhe!

Heloiza Abreu.

sábado, 9 de julho de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE GAROPABENSE

Os professores grevistas da E.E.B. Prof. José Rodrigues Lopes e E.E.B. Maria Correa Saad vêm a público esclarecer aos pais e alunos das unidades escolares o porquê da continuidade da greve na rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina.
   
A última proposta apresentada pelo Senhor Governador do Estado Raimundo Colombo no domingo, dia 03 de julho, “NÃO” atende a lei do Piso Nacional no Plano de Carreira e Salários do Magistério Público; ou seja, continua com o achatamento dos diferentes níveis da nossa tabela salarial. Além disto; a gratificação da regência de classe, conquistada ao longo de nossa carreira, foi reduzida e outros benefícios retirados, também.
   
Vale salientar que iniciamos a greve no dia 18 de maio após determinação do Supremo Tribunal Federal pelo cumprimento da lei do Piso Nacional (nº 11.738/ 2008) a cinco estados brasileiros, entre eles Santa Catarina. Nosso estado tem sim, condições de pagar se aplicasse e cumprisse corretamente com a lei do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). Essa lei determina constitucionalmente um investimento de pelo menos 25% do orçamento do Estado na Educação Básica; entretanto investe-se apenas 19% e desvia parte deste recurso para Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e UDESC. Este fundo deve ser aplicado EXCLUSIVAMENTE NA EDUCAÇÃO: 60% para a remuneração dos professores e 40% para investimentos nas melhorias das escolas públicas. Portanto, senhores pais e alunos, o governo é que está ilegal.
   
Nossa luta é legítima e está assegurada por lei. Precisamos da compreensão da sociedade garopabense; pois neste momento da greve, percebemos que a grande mídia do Estado está mascarando e repassando informações desvirtuadas e manipuladoras, fazendo o povo catarinense crer que o governo estadual JÁ PAGOU O PISO NACIONAL.
   
Mantemo-nos na greve e contamos com a continuidade do apoio e colaboração da sociedade garopabense, no sentido de também cobrar do governo o cumprimento “real” da lei do Piso Nacional (nº 11.738/ 2008).
 
OS PROFESSORES GREVISTAS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Secretaria da Juventude promove show católico na Ferrugem neste final de semana

A Secretaria Paroquial da Juventude promoverá show católico com a banda AUJ - Amigos Unidos por Jesus, na comunidade da Ferrugem, no sábado, 9 de julho.
 
Marcado para as 21h, o faz parte da programação de um encontro de coordenadores de grupo de jovens católicos de Garopaba, aberto para toda comunidade.
 
A entrada será a doação de alimentos ou agasalhos para a Ação Social da Paróquia doar a diversas famílias e pessoas necessitadas.
 
O show acontecerá no salão da Capela São Pedro na comunidade da Ferrugem.
 
A comunidade também poderá conhecer os novos integrantes da Pastoral da Juventude da Paróquia São Joaquim de Garopaba. A escolha acontecerá durante o encontro do final de semana. Apenas o show é aberto para comunidade, o encontro é para os jovens inscritos antecipadamente.
 
Informações com Secretaria Paroquial da Juventude e Grupo de Jovens Enigma da Fé, www.juventudesaojoaquim.blogspot.com
 
Fonte/Foto: Secretaria da Juventude.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arte Reciclagem: artista utiliza materias descartados do uso para criar quadros

Uma exposição de quadros visando o reaproveitamento de objetos descartados do uso está sendo realizada na Livraria Navegar, no Centro de Garopaba. Há cerca de um mês, João Canal ganhou este espaço para mostrar seu trabalho realizado com carinho e dedicação.
   
Restos de materiais utilizados em fábricas, rolhas de garrafas de vinho, pedaços de isopor, banco (assentar) quebrado, peças de cortinas, embalagens de remédios, são alguns dos materiais utilizados para produzir as obras. Sem alterar a forma com que são encontrados, o artista junta os pedaços e cria.
   
A inspiração surge depois de observar minuciosamente os objetos. “Tudo fica lá num canto. Um dia eu passo, ele diz: vem cá, tive uma ideia, vamos fazer alguma coisa? O próprio material me chama”, brinca.
   
Desde pequeno identifica-se com trabalhos em madeiras, mas foi após a aposentadoria, em 2004, que se intensificaram, embora iniciados tempo antes.
   
Manter as despesas de uma loja para expor os quadros é considerado inviável por João, por isso, ao receber o convite da Livraria, sente-se enormemente agradecido. João enfatiza que a intenção da exposição é reforçar o reaproveitamento daquilo que não será mais utilizado. “Não bote tanta coisa fora, vamos aproveitar e transformar numa coisa útil” acrescenta.
   
Além de expor na Livraria Navegar, no Centro, as obras de arte também podem ser vistas na casa de João Canal. Basta ligar e agendar uma visita. O telefone para contato é (48)3254 4807.

Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba
Edição 173
Foto: Heloiza Abreu

terça-feira, 5 de julho de 2011

TÃO DIFÍCIL CONSTRUIR; TÃO FÁCIL DEMOLIR

Um prédio no Centro da cidade foi demolido fazendo a semana iniciar barulhenta, quase emendada com as festividades promovidas na cidade até domingo. Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira sendo finalizados na quinta-feira.
   
Antes pertencente a familiares do renomado Professor garopabense, Manoel Valentim, foi comprado há cerca de um ano pelo sócio da rede de Supermercados Silveira, Cláudio Silveira. Durante a temporada a casa ficou sem as aberturas, aparentando abandonada.
   
Combinando com uma semana de muito frio, comentários não faltaram. As reflexões sobre pessoas que carecem de um teto para morar ou ainda da dificuldade para construir uma casa tomaram a redondeza. Segundo Cláudio, este sentimento também está presente nele, mas comenta que pensa no lado positivo: será construído, no local, outro prédio, surgindo novas oportunidades para quem reside em Garopaba.

Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba
Edição 172
Foto Heloiza Abreu

AJUDA DE DEPUTADO

Por algum tempo discutiu-se de quem seria o mérito dos R$ 100 mil conseguidos através do Deputado Estadual José Nei Ascari (DEM). O que faltou observar, porém, são os benefícios que trouxe para a cidade. Independente se a iniciativa partiu de Pedro ou Paulo, o importante é ter consciência da possibilidade de viabilizar o show gratuito, bem como aquecer a economia local, embora por poucos dias, através do setor de hospedagem, supermercados, restaurantes, sem contar as próprias barraquinhas que levantam fundos para manter entidades durante o ano.
   
A briga pelo poder, a bipolaridade política acentuada, a disputa do pódio, ou ainda o jogo de posições, a maneira como você, leitor, preferir interpretar, provoca o afastamento das pessoas. Em Garopaba, onde os laços familiares são tão próximos, dever-se-ia viver de mãos dadas, unidos, mas vive-se “separados” em função da politicagem. Lembre-se que Politicagem é a Política mesquinha de interesses pessoais.
   
Estas linhas não servem de sermão, primeiramente por esta atitude não caber a uma mera acadêmica, entretanto, servem de reflexão. O caso dos R$ 100 mil adquiridos para a realização da festa, evitando a retirada deste valor do caixa da Prefeitura, significa que serão cem mil reais sobrando para investimentos na cidade. Cabe aos administradores saber usá-los corretamente. Mas este é apenas um exemplo dos tantos que nos rodeiam no cotidiano.
   
Vamos dar a mãos e lutar por uma Garopaba mais unida! E que em 2012 saibamos votar conscientes. Que sejamos votantes e votados fichas limpas!

Heloiza Abreu da Silva.
Acadêmica de Jornalismo
Repórter Jornal da Praia Garopaba.

A Festa da Cidade: Garopaba ficou pequena para receber visitantes que prestigiaram a Quermesse e Festa do Bacalhau

Foram cinco dias de festas preparados cuidadosamente para agradar todos que prestigiaram a 13ª Quermesse Comunitária e 1ª Festa Nacional do Bacalhau Brasileiro. Regados a algumas noites de chuva, os eventos aconteceram entre os dias 22 e 26 de junho e receberam pessoas de várias regiões catarinenses, além de outros estados. Aproximadamente 30 mil pessoas passaram pela Praça Governador Ivo Silveira durante estes cinco dias.
   
A Quermesse, lançada em 1999 paralelamente ao 7º Açor, naquele ano realizado em Garopaba, em 2011 teve a responsabilidade de estimular a 1ª Festa do Bacalhau.
   
Enfeitada pelas tradicionais barraquinhas, este ano organizadas de forma diferente para deixar a Praça mais espaçosa, não existiu quem não quisesse saborear as maravilhas que foram oferecidas e preparadas com tanto carinho. Foram quase vinte entidades e comunidades que se dispuseram a realizar este trabalho.
   
A equipe da Igreja Matriz, por exemplo, com os tradicionais bauru e Beirute, já tiveram seu público garantido. A Ação Social também, oferecendo o quentão como especialidade. Nas tendas dos restaurantes, que ficaram à direita dos palcos, dois tinham sua cozinha voltada para frutos do mar, com o Bacalhau Brasileiro – Abrótea, e um para as carnes. A Rede Feminina de Combate ao Câncer, como de costume, dedicou-se a assar as prateadas tainhas na telha.
   
Com as expectativas alcançadas quanto ao público, embora o financeiro não tenha sido tão alto, o Secretário de Turismo Marcus Israel sente-se aliviado pelos bons resultados. Afirma que ainda existem detalhes para aperfeiçoar nas próximas edições.
   
Pedro Prada fixou residência no município há aproximadamente dez anos e durante estes cinco dias se deslumbrou com a quantidade de pessoas que circularam pela praça, principalmente no sábado chuvoso. Sugere que para as próximas edições “carece de um espaço pra grandes shows, pois a praça fica muito limitada pela questão das arvores e do espaço em si”.
   
Prestigiar um evento marcante em Garopaba como este, é uma experiência incrível para Ivana Mello que reside na cidade há cerca de sete meses. Associou-as com uma grande Festa Junina, “bem popular e com muita comida e bebida”.

A estrutura diferenciada deste ano foi inspirada pela equipe da produção da festa em conjunto com a Ação Social, representada pelo Presidente, Joaquim Oliveira, Prefeito, representantes da Secretaria de Turismo e Professor Vilson Farias. Entretanto, com os alertas da previsão de tempo chuvoso, na mesma semana foi planejado a implantação das tendas de proteção: uma próxima ao palco e outra em frente as barracas. A ideia de vender capas de chuva também foi embasada nesta situação.

Inicialmente o valor destinado para a realização do grande evento seria R$ 350 mil. Entretanto, os “retoques” finais elevaram o preço para próximo de R$ 400 mil, conforme confirmou Marcus Israel.
   
Completou que o levantamento de lucros e despesas da festa deverá ser finalizado até o final do mês de julho. O documento deverá ser entregue à imprensa para veiculação.
Foto: Marcus Israel
   
O SHOW COMEÇOU...
   
Durante os cinco dias, duas das noites foram chuvosas, sendo a mais intensa no tão esperado sábado, com a programação acalorada do show nacional do cantor Daniel. Previsto para iniciar as 23h40min, sofreu atraso considerável. Apesar do tempo limitado pela produção, o artista foi atencioso, dedicando-se a atender autoridades, imprensa e fãs no camarim.
   
Calculado em 15 mil pessoas na platéia, quando o cantor surgiu entre as luzes no palco, o coro heterogêneo, de todos os gêneros e idades, soou para recebê-lo. Interagindo com o público, Daniel distribuiu rosas, toalhas e, inclusive, uma camisa, para a platéia. Foram cerca de duas horas embaladas pelos grandes sucessos tanto da dupla, ainda com João Paulo, quanto já em carreira individual.
   
Para a imprensa Daniel contou que sua primeira apresentação em público foi na cidade natal, em Brotas/SP, em um carro alegórico. Já entre 11 e 12 anos iniciou a carreia com o amigo João Paulo, lançando o primeiro disco em 1985.
   
Em entrevista para o JPGAROPABA falou que a explosão do sertanejo universitário não ofusca o reconhecimento do tradicional, “não deveria, inclusive, existir rótulos. Música é música, tanto é que eu vejo várias músicas que gravei há cerca de 20 anos sendo regravadas por eles. Eu acho que existe uma levada diferente, um instrumento que se destaca mais, mas fora isso, o contexto permanece o mesmo”. Considera mais importante surgirem novos talentos que carreguem a cultura de cada canto do país com seu nome e estilo sonoro.
   
Dos quase trinta anos de carreira, Daniel considera o primeiro disco de ouro, em 1994, conquistado ainda pela dupla, o momento mais marcante e inesquecível. “Eu acho que, na verdade, o grande mérito é poder estar diante do público até hoje!”
No palco o artista global recebeu o Prefeito, Luiz Nestor, e a Primeira Dama, Micheline Araújo. Nestor sentiu-se satisfeito tanto com as festas quanto com o show que tem certeza ter agradado toda a população e, segundo publicação no site de divulgação destes eventos populares, garantia de um enorme presente de 50 anos de emancipação da cidade.

Daniel também convidou alguns fãs para fazer dueto, inclusive a cantora catarinense Maiara Coelho. Ela que iniciou sua carreira realizando shows com um violão para poucas pessoas, em bares da Grande Florianópolis, há cerca de três anos está trabalhando em carreira individual. A jovem começou a cantar aos nove anos. Fã da dupla João Paulo e Daniel, diz que “comecei a tocar violão desde pequena e a maior parte das músicas eram deles”.

O convite para subir ao palco com o ídolo surgiu ao acaso, através de uma amiga que tinha contato com a produção.
- “Não esperava que ele fosse me dar o violão para tocar (risos). Foi um momento que realmente fiquei surpreendida, pois achei que iria cantar somente a música Fio de Cabelo. Fiquei na dúvida entre qual música iria tocar, então decidi um clássico (Whisky a Go-Go, Roupa Nova), embora não seja uma música sertaneja. Comecei a tocar e o público veio junto comigo e cantou alegremente. Foi uma enorme emoção”, relembra.

Ao final do show, Daniel agradeceu a acolhida na cidade sem deixar de prestar elogios.

JPGAROPABA: O que é estar em Garopaba?

Daniel: É uma honra poder estar aqui. É uma satisfação muito grande. É uma região que sempre nos acolhe muito bem. Santa Catarina é um lugar diferenciado. O povo daqui é muito carinhoso.

JPGAROPABA: E qual a música que tu dedicas para os garopabenses?

Daniel: Olha... Adoro Amar Você! Através da letra talvez eu expresse tudo aquilo que eu sinto por esta terra.


EM 2012 A 14ª QUERMESSE COMUNITÁRIA E 2ª FESTA NACIONAL DO BACALHAU BRASILEIRO SERÃO REALIZADAS PARALELAMENTE?
   
Chegou o momento de verificar a possibilidade de separar as festas para o próximo ano ou permanecer a realização em conjunto. Em conversa com o Secretário de Turismo, Marcus Israel, explicou que ainda não é possível ter uma definição, pois é um assunto que deve ser discutido pela comissão organizadora do evento. “Eu acredito que ainda tem que amadurecer um pouco mais e que deve permanecer junto, mas a minha posição não será a final. É preciso levantar todas as informações necessárias”, acrescenta.

CORPUS CHRISTI
Foto: Heloiza Abreu
   
Marcando presença, a chuva impossibilitou a decoração das ruas no feriado de Corpus Christi. Após reunião realizada por responsáveis pelos tapetes, pensou-se em desenhá-los no chão da Igreja. Rodeando os bancos, a procissão foi realizada no mesmo local.

O feriado cristão, do latim Corpo de Cristo, é realizado na quinta-feira posterior ao domingo da Santíssima Trindade. Celebrado pelos católicos, neste dia são confeccionados tapetes nas ruas das cidades para a procissão com Santíssimo, objeto que carrega a hóstia consagrada.
   
A comemoração pretende resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, antes da crucificação.
   
Foi nesta celebração, inclusive, a primeira missa conduzida por Pedro Alcido Philippe, já ordenado Padre, já ordenado Padre.

Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba
Edição 173
Fotos: Marcus Israel/Heloiza Abreu

sábado, 2 de julho de 2011

Greve do magistério se aproxima dos 50 dias






Um comunicado do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, de Santa Catarina, foi encaminhado aos professores e imprensa nesta sexta-feira, fortalecendo o movimento grevista iniciado há quase 50 dias.
   
O SINTE – SC reforçou a legalidade do movimento já assegurado pelo Departamento Jurídico da repartição. Garantiu, inclusive, que o governo, até então, não recorreu quanto a decisão do Poder Judiciário de devolução dos descontos na folha de pagamento do magistério.

- “Não nos deixemos assustar com os abusos que este governo vem promovendo. Vamos todos juntos caminhar para uma conquista histórica e, num futuro muito próximo, poderemos dizer: Eu fui um dos vencedores da greve de 2011”, dizia o comunicado.
   
Por volta de 14h30min da sexta-feira, 01 de julho, iniciou a reunião na Secretaria de Educação e, segundo informações de representantes do Sindicato, as 17 horas abordaram o Secretário-Adjunto Eduardo Deschamps.
   
A discussão continua sendo o pagamento do piso salarial nacional, bem como a permanência dos direitos já adquiridos pela categoria, como a porcentagem por regência de classe que o governo propôs reduzir.


Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba.
Edição 173.
Charge: Fabrício Rodrigues - Manohead.